“Paciência é maior virtude que os cães ensinam”

0

Carol Brandão é apaixonada por cães e especialista em comportamento canino, além da idealizadora da escola Dog Care, localizada em Araçatuba, interior de São Paulo. Nesta entrevista ela conta um pouco mais sobre seu trabalho. Confira!

Leve Seu Cachorro – Quando você começou a trabalhar com cães e por quê?

Carol Brandão – Desde 2006 eu já estudava o comportamento canino. Sempre tive paixão por cães e queria entender os meus. Comecei pelos livros do Cesar Millan e da Gwen. Mas só comecei a trabalhar com adestramento em 2009. Por incrível que pareça foi por causa de um sonho! Eu estudo arquitetura e estava fazendo estagio em uma loja de tintas. Pode imaginar o quanto estava infeliz?! Aí sonhei com muitos cães e que os liderava muito facilmente (risos) e aí fui ler sobre o assunto. É claro, me apaixonei pelo trabalho, dei o máximo de mim e hoje possuo a Dog Care, uma escola canina.

LSC – O que mais aprende com o trabalho que realiza e quais os desafios que ainda tem a enfrentar?

Carol Brandão – Aprendo três coisas quando lido com cães. A primeira é paciência. A segunda é paciência. E a terceira é Paciencia (risos). Mas posso citar milhões de outras coisas boas que os cães me trouxeram. Mas digo isso porque o que mais enfrento hoje em dia é a falta de paciência e perseverança das pessoas. A paciência é a maior virtude que um homem pode ter sobre tudo na vida. Aprender a respeitar os momentos, esperar a hora certa de agir, falar só o que deve e não o que pensa e nunca perder o controle das situações. É isso que meu trabalho me ensina a cada dia. Hoje as pessoas são muito imediatistas. Os desafios são muitos. Eu encontro um desafio cada vez que tenho de reabilitar um cão. Cada um deles é muito diferente, tem sua personalidade, e para cada um tenho de achar uma solução compatível. Aí estão meus desafios!

CarolBrandao_3_redimensionadaLSC – Você atende a região de Araçatuba, interior de São Paulo, certo? Acredita que é mais fácil criar corretamente um cão quando se tem mais espaço e liberdade? Acha que em cidades como São Paulo é mais complicado? Ou é possível educar direito em qualquer lugar?

Carol Brandão – Acredite, eu vejo mais pessoas passeando com seus cães em São Paulo do que no interior. Mas em qualquer lugar que vou, vejo os mesmos desafios. Cães trancafiados, agindo como humanos: egoístas, estressados, possessivos. Os donos ignoram esses problemas. E isso é em todo o Brasil. Na minha cidade, há cerca de 200 mil habitantes, e te garanto que nem 10% dessa população consegue satisfazer da maneira certa seus cães. Mas para simplificar, dá para criar cachorro em qualquer espaço. Mas temos que ter atenção na hora de adotar, observar a raça e a genética, o tamanho e a disposição do cão, e adequar tudo isso ao seu estilo de vida. Voce tem que saber onde está se metendo para depois não se arrepender quando seu cão acabar com o sofá porque você não consegue suprir suas necessidades. Outra dica importante é: na hora de adotar ou comprar, contrate um profissional. Ele pode te ajudar a escolher seu cão ideal!

LSC – As pessoas te procuram mais para resolver quais questões relacionadas aos cães?

Carol Brandão – Para começar, quando me ligam dizem: “Olha, já tentei de tudo, mas esse cachorro é impossível!”. No ranking de ligações eu tenho em primeiro lugar a agressividade, de todos os tipos. Logo em seguida vem o “comer” as coisas e fazer xixi em lugares errados. Andar na guia corretamente e socialização com cães e crianças também são bem frequentes.

LSC – Quem precisa mudar mais quando se fala em resolver problemas de comportamento canino? O cão ou o dono?

Carol Brandão – O dono. Definitivamente!

LSC – Gostaria de deixar seus contatos para quem quiser procurar seu trabalho?

Carol Brandão – É claro! Para quem quiser entrar em contato comigo é só ligar para (18) 3441-1132              (18) 3441-1132       / (18) 9621-1444              (18) 9621-1444       ou tirar suas duvidas pelo e-mail centrodogcare@hotmail.com. Lembrando que o atendimento por telefone e webcam é somente em horário comercial e com hora marcada!

PARA OS LEITORES DE LEVE SEU CACHORRO: Diga que viu a entrevista no site e ganhe 10% de desconto em qualquer serviço da DOG CARE! 😉

Sem comentários

Deixe uma resposta