Conheça a documentação necessária para um cachorro entrar no País

0

A gente sabe que cada país tem suas regras relacionadas à entrada de animais de estimação. No caso do Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), exige alguns documentos além de um Certificado Zoosanitário Internacional (CZI), que é emitido pelas autoridades do país de origem ou de procedência do animal.

No dia 16 de maio, proprietários de dois cães que estavam em um vôo da TAP desembarcaram no aeroporto Salgado Filho sem o CZI, o que obrigou os donos e os animais a retornarem a Portugal para regularizar a questão. Por isso, vale a pena estar atento e evitar este tipo de problema.

Caso você esteja morando fora do Brasil, por exemplo, queira fazer uma visita ou voltar a morar aqui – e trazer seu companheiro peludo junto, o que é algo obrigatório de se pensar por quem ama cachorros (afinal, quem ama não abandona, não é? ;-)), já providencie este documento, que é necessário para prevenir a entrada de doenças no país de acordo com o Ministério.

Confira a seguir quais são os requerimentos em vôos internacionais para a fiscalização de animais de companhia (Formulário XXIX) quando estes forem transportados como carga (bem, o transporte como carga já é outro assunto, que daria um livro se fosse tratado agora, mas vamos por partes!):

1) Original do Certificado Zoossanitário Internacional (CZI), expedido pelo Serviço Veterinário Oficial do País de Origem ou endossado pelo Serviço Veterinário Oficial, para aqueles países que adotam tal procedimento, atendendo às exigências sanitárias brasileiras pertinentes à espécie;

2) Atestado de vacinação Antirrábica para animais com idade igual ou superior a 90(noventa) dias, com validade de um ano.

Para animais primovacinados, a vacinação deverá ser realizada 30(trinta) dias antes da data do ingresso.

No atestado deverão constar ainda os seguintes dados:

– Proprietário do animal: nome completo, endereço residencial (rua, número, cidade, Estado e País);

– Animal: nome, raça, sexo, data de nascimento, tamanho, pelagem e sinais particulares.

– Cópia do Conhecimento ou Manifesto de carga, para animais transportados como carga.

Sem comentários

Deixe uma resposta