Como identificar problemas cardíacos em cães

0

Se o seu cãozinho tem apresentado muito cansaço, dificuldade para respirar, tosse, rejeição a atividades físicas ou já está com idade avançada, pode ser que você esteja pensando em como é possível identificar problemas cardíacos em cães. Naturalmente que o primeiro conselho, no caso de notar algo errado, é levar o peludo diretamente ao veterinário. É ele quem poderá realizar os exames necessários para saber se o seu cachorro está com algum probleminha no coração. Mas para ficar atento, publicamos algumas informações que recebemos do médico veterinário da Equilíbrio, Marcelo Machado. Confira!

Sintomas de problemas cardíacos em cães – Dificuldade para respirar, fadiga excessiva, tosse e rejeição a atividades físicas podem ser sinais de que o coração do cachorro não está conseguindo suprir adequadamente os tecidos, causando insuficiência cardíaca ou outras doenças do coração. “Se o cachorro pede colo durante um passeio, na rota que já estava acostumado, ele pode sofrer de problemas cardíacos”, atenta o médico veterinário da Equilíbrio (Total Alimentos), Marcello Machado.

O que fazer – Além de levar o cachorro diretamente ao veterinário para que ele possa examiná-lo adequadamente e realizar exames necessários, algumas mudanças no estilo de vida e na alimentação poderão ser fundamentais para que um animal cardiopata tenha qualidade de vida. “Junto com prescrição dos médicos veterinários, o cão precisa de alimentos específicos para cardíacos. Esses procedimentos combinados garantirão a ele bem-estar e longevidade”, explica o Dr. Machado.

O mercado, inclusive, já conta com alimentos específicos para cães cardíacos, É o caso da linha Equilíbrio Veterinary Cardiac, que é rica em Taurina e L-carnitina, que auxiliam no funcionamento do músculo cardíaco, e possuem baixos teores de fósforo e sódio. “Os níveis dessas substâncias precisam ser controlados, pois o sódio pode gerar acúmulo de fluídos, e o fósforo em excesso pode gerar a sobrecarga dos rins e até uma doença renal, de tratamento muito mais complexo que uma doença cardíaca”.

* Se você ainda não assistiu, confira lá no começo o vídeo que a Total Equilíbrio preparou em conjunto com o veterinário Leonardo Pereira (especialista em cardiologia) para falar de problemas cardíacos em cães 😉

Sem comentários

Deixe uma resposta